Olá! quer conhecer mais sobre a AbaKids?
A avaliação neuropsicológica é um exame que analisa funções cognitivas e comportamentais para identificar problemas neurológicos, de memória, atenção e habilidades.
A avaliação neuropsicológica é um exame que analisa funções cognitivas e comportamentais para identificar problemas neurológicos, de memória, atenção e habilidades.
Trata-se de uma terapia que visa aplicar o conhecimento científico oriundo da Análise do Comportamento ao desenvolvimento de habilidades socialmente relevantes. Busca-se o desenvolvimento de comportamentos que estão em déficits, como fala, interação social, habilidades acadêmicas e a diminuição de comportamentos que estão em excesso como: comportamentos agressivos, estereotipias, entre outros.
Pessoas que fazem parte do espectro autista, geralmente apresentam dificuldades na comunicação. A intervenção fonoaudiológica auxilia na potencialização da melhora em aspectos de linguagem, expressão e fala.
Essa terapia tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades motoras e sensoriais. Durante as sessões são realizadas atividades que visam os pacientes em suas atividades do dia a dia, como por exemplo, colocar os sapatos, escovar os dentes, subir e descer escadas, dentre outras.
O fisioterapeuta tem importância direta na vida de crianças e adolescentes com autismo, até mesmo para casos adultos. É importante que seja ressaltado que quanto antes houver o início do tratamento, maior a probabilidade de que sejam obtidos resultados satisfatórios. Para as habilidades motoras, são desenvolvidas as funções básicas como andar, sentar-se, ficar de pé, jogar, rolar, tocar objetos, engatinhar, entre outras. Dessa maneira, sendo trabalhado de forma interdisciplinar, é proporcionado uma melhor qualidade de vida para todos os clientes. No caso do TEA, o método mais aplicado é o BOBATH, que pode ser empregado tanto para crianças como adultos, sendo o trabalho na coordenação motora um dos principais itens abordados. Esse método proporciona inúmeros benefícios, dentre eles:
- Aumentar o controle sobre a postura;
- Simetria do corpo
- Variar as posturas;
- Alongamento;
- Aumentar ou diminuir tônus muscular;
- Estimular extensão de cabeça, tronco e quadril nas crianças hipotônicas;
- Estimular a reação de proteção e equilíbrio;
- Trabalhar as rotações do tronco.
Utilizamos atividades artísticas para poder favorecer o processo de profissionalização de nossos clientes, bem como desenvolvimento de habilidades sociais e motoras.
Para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), emoções e sentimentos podem impactar no processo de ensino-aprendizagem, podendo apresentar fuga ou esquiva de atividades acadêmicas ou do ambiente escolar.
O papel do psicopedagogo é de mediador na relação do estudante com a escola, os professores e os materiais de ensino, sendo parte de seu trabalho:
Promover o bem-estar, a autonomia, contribuir para o desenvolvimento das habilidades de comunicação, auxiliar no desenvolvimento das habilidades cognitivas e de atenção, aumentar sua liberdade e flexibilidade, diminuir os comportamentos que trazem sofrimento para a criança e quem a rodeia.
Além disso, são utilizadas de técnicas de aprendizagem que façam sentido para a criança e que se adaptem a ela, visto que ela exige uma adaptação diferente em relação às outras.
Dessa forma, o psicopedagogo utilizará métodos que tenham como prioridade a humanização do aprendizado dessa criança, pois esse se baseia em compreender o papel social que a escola desempenha, assim como a inclusão na vida do aluno.
A prática da Educação Física é uma dentre as possibilidades que auxiliam no desenvolvimento de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) principalmente nas habilidades motoras, sociais e cognitivas.
Entre os principais benefícios podemos citar:
Equilíbrio;
Resistência;
Flexibilidade/Agilidade;
Força/Manutenção e Perda de peso.
A ausência dessa prática, pode impactar diretamente na autonomia da criança, por isso, a prática é de grande contribuição para alcançar melhor qualidade de vida e saúde, reduzindo riscos de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade, entre outras.
É considerada como uma prática baseada em evidência para o tratamento de pessoas autistas. Na ABAKIDS, unimos a ciência ABA com a Musicoterapia para atingir objetivos de socialização, comunicação e expressão de sentimentos com nossos clientes. Esse tipo de terapia pode auxiliar de diversas maneiras, tanto na questão de interação social, estimulação sonoro-motoras e influencia positivamente nos sentidos, aumento da disposição etc. É através da arte que se pode promover o bem-estar e ajudar na melhora em relação à demanda do cliente.
As famílias participam de um Programa de Orientação de Pais em grupo, com o objetivo de desenvolverem habilidades parentais para melhorar a qualidade da interação familiar.
Semanalmente os pais recebem orientação sobre como manejar os comportamentos no contexto familiar.
Terapia realizada com adolescentes e adultos, com foco principal no desenvolvimento de habilidades sócio-emocionais.