A importância da avaliação na prestação de serviços baseada em análise do comportamento aplicada
Na prestação de serviços baseada em Análise do Comportamento Aplicada, a avaliação é um elemento essencial. A partir dela é possível rastrear as habilidades que o indivíduo a quem servimos domina, aquelas em que precisará de apoio para desenvolver, aquelas que estão em excesso e prejudicando o seu desenvolvimento em outras áreas e também obter outras informações relevantes de sua história médica e individual e compreender os valores e expectativas da família a quem o serviço será prestado. Isso possibilitará apresentar um plano de tratamento assertivo.
Essa é a primeira etapa de um processo que envolve avaliação, planejamento da intervenção, implementação, contínuo monitoramento e adequação. Com o objetivo de planejar um tratamento, Analistas do Comportamento usam uma variedade de métodos de avaliação para identificar quais serão os comportamentos socialmente significativos que serão alvo de intervenção para que a pessoa e a sua família possam desfrutar de maior qualidade de vida.
Uma avaliação comportamental compreensiva, isto é, que observa os comportamentos da pessoa em diversas áreas do desenvolvimento, geralmente combina os métodos de avaliação direta e indireta.
Nas avaliações indiretas as informações necessárias são obtidas por meio de entrevistas, checklists e escalas respondidos pelos clientes, quando possível, e habitualmente por pessoas de seu convívio diário, tais como familiares, professores e até mesmo os provedores de serviços que os acompanham.
Nas avaliações diretas, geralmente são empregados procedimentos de observação dos comportamentos da pessoa para quem será elaborado a intervenção em seus ambientes cotidianos, tais como casa, escola e/ou outros ambientes comunitários importantes para aquela família.
Além disso, a Analista do Comportamento pode recorrer a uma ampla gama de instrumentos padronizados cujos resultados produzem informações mensuráveis e validadas sobre o comportamento do cliente, empregar avaliações funcionais para identificar os motivos pelos quais comportamentos interferentes ocorrem, bem como empregar testes referenciados em critério, isto é, que medem a desempenho do cliente em relação aos marcos do desenvolvimento, utilizar avaliações baseadas em currículo, em que as informações obtidas se referem as tarefas diárias ou semanais que o cliente executa nas áreas acadêmica, de linguagem, de autocuidado, de desenvolvimento motor, entre outras.
Esse conjunto de informações somada à expertise clínica da analista do comportamento possibilitará identificar alvos comportamentais socialmente significativos para cada cliente e que quando ensinados poderão favorecer o seu acesso a novos ambientes, facilitar o acesso às suas preferências atuais e a descoberta de novas e, sobretudo, a aprendizagem de comportamentos cada vez mais complexos, resultando em maior qualidade de vida.
REFERÊNCIA
Cooper, J. O. Heron, T. E., & Heward, W. L. (2020). Applied behavior analysis. Pearson UK.