Existe evidências dos benefícios da intervenção precoce?
SIM! A Análise do Comportamento Aplicada contribui com pesquisas e evidências publicadas mundialmente de que a intervenção precoce propicia um melhor prognóstico de pessoas autistas.
Durante os primeiros anos de vida, o cérebro passa por um processo intenso de desenvolvimento e crescimento. Essa janela crítica de desenvolvimento é especialmente importante para áreas do cérebro envolvidas na linguagem, percepção visual, habilidades motoras e processamento emocional, entre outras.
Com a intervenção precoce, a análise do comportamento aplicada apresenta resultados significativos na estimulação da linguagem e interação social, aproveitando o potencial de aprendizagem do cérebro nesses primeiros anos de vida.
Essa intervenção sugere maior participação e envolvimento familiar, contribuindo para o aumento da qualidade de vida da criança e da família, além do fortalecimento da aprendizagem em contextos naturais.
De maneira geral, é importante ressaltar que cada criança é única e, portanto, as intervenções devem ser personalizadas e adaptadas às necessidades individuais da criança, com base em uma avaliação cuidadosa e em evidências científicas.
Referências:
Meares-Allen P, MacDonald M, Mc Gee K. Autism Spectrum Disorder Updates – Relevant information for early interventionists to Consider. Frontiers in Public Health 2016; vol. 4, article 236.
do Pinho Cossio, A., da Silva Pereira, AP, & Rodriguez, RD (2018). Benefícios da Intervenção Precoce para a Família de Crianças com Transtorno do Espectro do Autismo. Revista Educação Especial , 31 (60), 9-20.